top of page
gif-hab.gif

TÁTICAS DE INFILTRAÇÃO

    O seguinte trabalho foi desenvolvido tomando como base argumentos formulados por Fernando Diez em seu texto Tácticas de infiltración. Diez años de experimentación en Buenos Aires” de 2010 e pelas reflexões lançadas a partir da dissertação Distintas moradas: habitação coletiva em metrópoles da América Latina” desenvolvida por Marcelo Della Giustina em 2015.

         A análise parte do âmbito da América Latina e traz sua aplicação na cidade de João Pessoa - PB, propondo, ao final, possíveis formas de construção de habitações coletivas em lotes não usuais.

O que são táticas de infiltração?

    O termo táticas de infiltração é um conjunto de diferentes ações que agem mudando o mercado e a lógica da ocupação urbana. Segundo Diez, essas ações atuam buscando aproveitar oportunidades perdidas, encontrando localizações convenientes em áreas desvalorizadas, preenchendo lacunas no mercado imobiliário, completando o tecido urbano e injetando vida nova em bairros esquecidos.

    O projeto se apropria desses tópicos e a partir disso traça uma metodologia para localizar esses terrenos com potencial desperdiçado.

Escolha da área de atuação

    A forma buscada para escolher a área de atuação partiu da análise de sobreposições cartográficas de mapas relacionados à centralidade, integração, facilidade de acesso e Preço do M².

    Uma das localidades com potencial é o bairro de Cruz das Armas, por apresentar características de sub centro, possuir boa integração com a malha urbana, boa cobertura do transporte público e preços abaixo do mercado.

     Para a pré seleção dos lotes, foi confeccionado o um mapa de coloração temática para os lotes de frente menor que 10m, o recorte de lotes com frentes estreitas acontece pois os lotes mais estreitos e com geometria/topografia irregulares são desprezados pelas grandes incorporadoras e assim podem ser caracterizados como lacunas do mercado imobiliário.

     A busca de lotes que fossem estreitos e que ainda não tivessem sido ocupados foi feita de modo empírico baseando-se em imagens de satélite e visitas in loco.

     Foram encontrados 37 lotes com potencial de aplicação das táticas de infiltração, a maioria dos lotes são do tipo gaveta, em que só há frente para uma via.

Lotes Selecionados

LS-12-12-12.jpg

    Para desenvolver as tipologias habitacionais, partiu-se da morfologia e possibilidades de ocupação dos estreitos lotes. Foram realizados 24 estudos de ocupação para lotes de frente entre 5 e 10m, e partindo desses estudos foi possível desenvolver 12 partidos de tipologias de habitação.

ESTUDO DE OCUPAÇÃO DE LOTES ESTREITOS

bottom of page